Metas: Como incentivar a equipe?

INCENTIVAR A EQUIPE A CUMPRIR METAS É CADA VEZ MAIS IMPORTANTE DENTRO DA EMPRESA.
Leia abaixo o nosso texto sobre incentivar os colaboradores e fazerem serem parte das Metas:

Empresas que desejam alcançar o sucesso trabalham com metas. Sejam metas de vendas, de produção, redução de custos, para investir em treinamentos. Metas para economizar água e energia.

Mas, infelizmente, algumas empresas colocam metas aos seus colaborares de uma forma pesada, forçada e isso ao invés de estimular, acaba desestimulando. E todo esse engessamento pode levar a um índice de turnover alto da sua equipe. Ou seja, a rotatividade de colaboradores pode ser corriqueira. Desta forma, inserir tantas metas pode ser positivo mas também negativo. Isso vai depender da forma imposta.

Então, que tal começarmos a pensar em formas criativas de elaborar e inserir metas juntos ao seus colaborares de tal forma que eles sejam parte deste planejamento? A finalidade é fazê-los se sentirem parte das metas, é uma forma de você apresentar o que pretende e deixa-los opinar. Vai que, as metas que você deseja impor estejam abaixo do que eles se sentem capazes de atingir? Já pensou que indiretamente as metas podem menosprezar a qualidade e a quantidade que os colaboradores podem entregam?

Que tal aquele velho e bom brainstorming? Uma “brincadeira cheia de segundas intenções”, onde haverão oportunidades de sentir de perto o que sua equipe pode alcançar. A qualidade de cada um se colocar, de apresentar uma ideia. E o mais importante é que os colaboradores se sentirão à vontade para expressar, liberar ideias presas que em muitos momentos podem ter se sentido acuado, com medo de dizer. A velha e boa tempestade de ideias é uma excelente maneira de sentir sua equipe e dar a oportunidade de se sentirem parte da empresa.

A partir deste ponto, desta “reunião,” é importante também individualizar. Claro que a empresa, os setores, são uma equipe, mas cada um tem que ter sua meta em particular. Sendo assim, observar a colocação de cada um pode ser importante para passar ao colaborador uma meta individual, que ele seja capaz de entender.

Todas a metas foram estipuladas por equipe e por indivíduo. Legal! Mas, você gerente, coordenador, líder responsável por analisar as metas, procure sempre dar o feedback a sua equipe e ao colaborador em especial. Não é simplesmente jogar a meta e deixar que eles alcancem. A responsabilidade em gerenciar e mapear os resultados são importantes e devem ser apresentados sim, a equipe e a cada um indivíduo da equipe. Eles precisam desta atenção. A integração da equipe passa muito pelos feedbacks. Sem este retorno não há como saber se está indo bem, ou se pode melhorar em algo. E o feedback deve ser muito bem apresentado, com clareza e cuidado.

As metas foram alcançadas. Estão todos indo bem, a empresa é um sucesso no mercado. Seus colaborares, principais responsáveis merecem uma atenção, um “carinho”. Nada mais justo que um “mimo”, um presente, uma gratificação, um gift para deixá-los ainda mais animados e na vontade de permanecer cumprindo suas metas. E mais do que na vontade de bater metas, é ter a vontade de permanecer na empresa e participar de todos os projetos que existirem. Se sentir parte de algo maior é extremante grandioso  e poderoso para nós seres humanos, que estamos sempre em busca de superar desafios. E os gifts podem ser muitos, deste um presente individual a um almoço, jantar em equipe. Então basta ser criativo em todos os momentos junto a sua equipe e sejam o sucesso que desejam ser.