Como incentivar a gentileza no ambiente de trabalho

Muito se fala nos prejuízos de se conviver em ambientes de estresse e correria. No ambiente de trabalho, isso se torna ainda mais comum devido a grande pressão por bater metas e o pouco espaço de interação humana. Isso afeta o clima organizacional e a saúde emocional dos funcionários.

Uma das formas de combater este grande vilão do clima organizacional é através da gentileza. A ciência já provou que pessoas que praticam a gentileza possuem maior qualidade de vida e bem estar emocional. Sendo assim, podemos dizer que pessoas gentis em seu dia a dia são mais felizes, possuem mais foco em suas atividades e mais excelência em seus resultados.

E você, como líder, como pode estimular a gentileza em seu ambiente de trabalho?

Em primeiro lugar, o líder precisa servir como exemplo. Chegar no ambiente de trabalho com cara fechada já desestimula todo o restante da equipe para o resto do dia. Mas, se o líder chega com um sorriso no rosto, cumprimenta a todos assim que os encontra, e preocupa-se em saber como todos estão, já é um excelente passo para que o restante da equipe se sinta energizada a fazer o mesmo.

Saber elogiar com sinceridade e valorizar quando um trabalho for bem feito é um ato gentil que pode mudar a vida de quem o recebe. Saiba pedir desculpas quando erra e seja solidário com as outras pessoas. Nem sempre todos estarão em um bom dia, mas um ato de gentileza e uma palavra pode fazer toda a diferença no dia de qualquer pessoa.

A cortesia reflete no resultado de toda a organização e o exemplo é o melhor meio de se ensinar algo a alguém.

Outras atitudes e ações que você pode adotar no ambiente organizacional, são:

  • Estimule sua equipe a perguntar como pode ser útil ou como pode ajudar um colega a desempenhar suas atividades. Lembre-os de que em uma equipe não há concorrentes, mas parceiros. Incentive para que a equipe se auxilie e compartilhe novas ideias e informações importantes uns com os outros.
  • No dia a dia, experimente convidar os colegas para almoçarem ou até mesmo lancharem juntos no escritório, tornando o ambiente mais leve e descontraído.
  • Confraternizações informais como comemoração dos aniversariantes do mês também é uma ótima ideia para integrar a equipe, gerando boas conversas e sorrisos.
  • Que tal um programa de carona solidária para que os colegas que moram próximo se ajudem? É uma ótima forma de gentileza e que permite as pessoas conversarem e se conhecerem melhor após o trabalho.
  • Mantenha o hábito da gentileza também na comunicação interna e externa. O tom nas ligações, nos e-mails e até mesmo nas reuniões deve ser de cordialidade. É importante saber cumprimentar e sempre agradecer. Sugira que os colaboradores atendam os telefonemas dos seus colegas quando eles não estiverem em sua mesa e anotarem o recado.
  • Estimule o bom convívio nos espaços coletivos como refeitórios e banheiros. Fortalecer a gentileza nestes ambientes é muito importante e condição básica para um bom dia de trabalho.

Uma ótima maneira de promover estas ações é por meio de ações de gifting, onde através de brindes criativos, você consegue passar de forma lúdica todas essas mensagens de uma só vez. Veja alguns de nossos gifts que possuem esta proposta:

Kit Ideias no Papel para cultivar o espírito de equipe no time – Link para acessar o produto.

Caixa Sorriso – Para incentivar a equipe a compartilhar o sorriso e a felicidade. – Link para acessar o produto.

Kit Gratidão – Para estimular a prática da gratidão e a positividade. – Link para o produto.

Cofre Não Economize: Desejamos que você não economize: Gentileza, Bom Humor, Positividade e Vontade de Ajudar a equipe! – Link para o Produto

Caixa Talento – Obrigado por compartilhar conosco o seu Talento! Talento para Trabalhar em Equipe, Talento para Compartilhar, Talento para Ensinar, Talento para ser Gentil – Link para o produto.

 

Ser gentil, além de mostrar boa educação, também demonstra inteligência emocional, pois é uma das melhores formas de se combater atritos e hostilidades no ambiente corporativo. Além disso, o profissional que pratica a gentileza no trabalho, além de mais feliz, melhora também sua performance. Nota-se que este tipo de profissional é o que costuma reunir outras características muito bem conceituadas no mercado de trabalho, como a capacidade de superar conflitos, solucionar problemas, facilitar negociações e trabalhar em grupo. Além de, claro, poder servir de bom exemplo para os colegas, criando um clima de positividade que vai impactar também nos negócios.